Vídeo aulas

Modelando Banco de dados SQLite com o MySQL Workbench

Novo modelo do banco rádio taxi

O post Modelando BD’s SQLite com o MySQL Workbench explica como modelar bancos de dados para o SQLite utilizando o Workbench.

Modelando Banco de dados SQLite com o MySQL Workbench

Não há duvidas de que o MySQL Workbench é uma excelente ferramenta: serve para modelagem, administração e construção de queries para o MySQL. O que muita gente não sabe (eu mesmo descobri há poucos dias) é que existe um plugin que, uma vez instalado, permite o MySQL Workbench exportar schemas criados originalmente para MySQL diretamente para o SQLite.

Graças a este plugin, ganhamos uma poderosa (e gratuita) ferramenta para modelar BD’s SQLite, que é tão carente nesse sentido.

O plugin é um script escrito em Lua e pode ser baixado no site http://www.henlich.de/software/sqlite-export-plugin-for-mysql-workbench/. O último release é de 27/11/2009. Apesar de estar “desatualizado”, o plugin funciona muito bem, e consegue exportar schemas complexos sem nenhum erro aparente (eu pelo menos ainda não detectei nenhum).

Para instalar (Windows / Linux):

  1. Abra o MySQL Workbench.
  2. Clique em Scripting >> Install plugin / module.
  3. Na janela aberta, navegue até o local onde você salvou o arquivo ExportSQLite.grt.lua(não esqueça de alterar a extensão de arquivo visualizada de “.py files” para “.lua files” ou “all files”, senão você não conseguirá ver o arquivo). Selecione o arquivo e clique em OK / Open.
  4. Após a instalação do plugin, o MySQL Workbench irá pedir para ser reiniciado, de modo a permitir o uso do plugin instalado.

Espero que esta dica seja útil. Um abraço a todos e até mais.

Fonte: http://jcweb.gratisphphost.info/modelando-bds-sqlite-com-o-mysql-workbench/?i=1

Escrito por: J. Carlos

Área do assinante

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 842 outros assinantes







Você gosta de jogar?