Instalando e configurando o TMG, AD, DNS e DHCP no Windows Server 20XX

Instalando e configurando o TMG, AD, DNS e DHCP no Windows Server 20XX

O post Instalando e configurando o TMG, AD, DNS e DHCP no Windows Server 20XX tem como objetivo instalar e configurar  o Microsoft Forefront Threat Management Gateway, Active Directory, Domain Name System e DHCP no sistema operacional Windows Server 2008 virtualizado no Virtual Box.

Definições super básicas

TMG – Microsoft Forefront Threat Management Gateway

O Forefront TMG é uma solução de gateway da Web segura abrangente que ajuda a proteger os funcionários de ameaças da Web. O Forefront TMG também oferece segurança de perímetro simples e unificada com firewall, VPN, prevenção de invasões, inspeção de malware e filtragem de URL integrados.

AD – Active Directory

O Active Directory é uma implementação de serviço de diretório no protocolo LDAP que armazena informações sobre objetos em rede de computadores e disponibiliza essas informações a usuários e administradores desta rede. É um software da Microsoft utilizado em ambientes Windows, presentes no active directory. O Active Directory é um conjunto de arquivos localizados no servidor de domínio, no qual estão todas as informações que permitem controlar o acesso dos usuários à rede. Nele ficam registrados os nomes e senhas de usuários, suas permissões de acesso a arquivos, impressoras e outros recursos da rede, as cotas de disco, os computadores e horários que cada usuário pode utilizar, etc. O Active Directory está relacionado a Gerenciamento centralizado, GPO – Políticas de Grupo, Catálogo Global, Gerenciamento de Desktop, Distribuição de Software Automática, Interface de acesso ADSI, Compatibilidade com sistemas operacionais MS Legados, Administração Delegada, Replicação Automática.

DHCP

O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de configuração dinâmica de host), é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, Máscara de sub-rede, Default Gateway (Gateway Padrão), Número IP de um ou mais servidores DNS, Número IP de um ou mais servidores WINS e Sufixos de pesquisa do DNS. Este protocolo é o sucessor do BOOTP que, embora mais simples, tornou-se limitado para as exigências atuais.

Instalando e configurando o TMG, AD, DNS e DHCP no Windows Server 20XX

Configurando o TMG – Microsoft Forefront Threat Management Gateway

Configurando os terminais de acesso a WEB

Configurando AD – Active Directory

Configurando o DNS – Domain Name System e DHCP – Dynamic Host Configuration Protocol

Be the first to comment on "Instalando e configurando o TMG, AD, DNS e DHCP no Windows Server 20XX"

Leave a comment

Your email address will not be published.