Rede de computadores Soluções para rede de computadores Windows

Instalando e configurando o TMG, AD, DNS e DHCP no Windows Server 20XX

Instalando e configurando o TMG, AD, DNS e DHCP no Windows Server 20XX

O post Instalando e configurando o TMG, AD, DNS e DHCP no Windows Server 20XX tem como objetivo instalar e configurar  o Microsoft Forefront Threat Management Gateway, Active Directory, Domain Name System e DHCP no sistema operacional Windows Server 2008 virtualizado no Virtual Box.

Definições super básicas

TMG – Microsoft Forefront Threat Management Gateway

O Forefront TMG é uma solução de gateway da Web segura abrangente que ajuda a proteger os funcionários de ameaças da Web. O Forefront TMG também oferece segurança de perímetro simples e unificada com firewall, VPN, prevenção de invasões, inspeção de malware e filtragem de URL integrados.

AD – Active Directory

O Active Directory é uma implementação de serviço de diretório no protocolo LDAP que armazena informações sobre objetos em rede de computadores e disponibiliza essas informações a usuários e administradores desta rede. É um software da Microsoft utilizado em ambientes Windows, presentes no active directory. O Active Directory é um conjunto de arquivos localizados no servidor de domínio, no qual estão todas as informações que permitem controlar o acesso dos usuários à rede. Nele ficam registrados os nomes e senhas de usuários, suas permissões de acesso a arquivos, impressoras e outros recursos da rede, as cotas de disco, os computadores e horários que cada usuário pode utilizar, etc. O Active Directory está relacionado a Gerenciamento centralizado, GPO – Políticas de Grupo, Catálogo Global, Gerenciamento de Desktop, Distribuição de Software Automática, Interface de acesso ADSI, Compatibilidade com sistemas operacionais MS Legados, Administração Delegada, Replicação Automática.

DHCP

O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de configuração dinâmica de host), é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, Máscara de sub-rede, Default Gateway (Gateway Padrão), Número IP de um ou mais servidores DNS, Número IP de um ou mais servidores WINS e Sufixos de pesquisa do DNS. Este protocolo é o sucessor do BOOTP que, embora mais simples, tornou-se limitado para as exigências atuais.

Instalando e configurando o TMG, AD, DNS e DHCP no Windows Server 20XX

Configurando o TMG – Microsoft Forefront Threat Management Gateway

Configurando os terminais de acesso a WEB

Configurando AD – Active Directory

Configurando o DNS – Domain Name System e DHCP – Dynamic Host Configuration Protocol

Danilo Filitto

Danilo Filitto

Mestre em Ciência da Computação pela UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela UNOESTE.

Adicione um comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Área do assinante

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 842 outros assinantes







Você gosta de jogar?