Hardware e Software

Básico sobre Scrum

scrum

O post apresenta o resumo desenvolvido pelo aluno Igor Xavier da Silva que explica o que é e como utilizar a metodologia SCRUM.

SCRUM

SCRUM é uma metodologia utilizada para a gestão dinâmica de projetos, geralmente aplicada na gestão e construção de projetos de software complexos.

 

Como funciona?

Para acompanhar o desenvolvimento de projetos de software, o SCRUM define papéis que são desempenhadas pelos envolvidos no projeto. No SCRUM Sempre há um Product Owner, um Scrum Master e o DevTeam. Todos com suas devidas funções.

  • O Product Owner, é a pessoa responsável por passar uma visão clara e objetiva sobre o que está querendo ser alcançado, as funcionalidades que deseja do projeto, e também a ordem em que as mesmas devem ser executadas/desenvolvidas.
  • O Scrum Master teria uma função parecida com a de um gerente de projetos, seria a pessoa que ajudaria na organização e desenvolvimento das funcionalidades, orientando o resto da equipe para que o projeto seja construído conforme as necessidades.
  • O DevTeam é o grupo de pessoas que irá realmente desenvolver o que foi pedido, desde as funcionalidades até o projeto.

Após receber o pedido do Product Owner é organizado um Product backlog, no qual é definido a ordem de desenvolvimento das funcionalidades do projeto, colocando as funcionalidades de maior peso em primeiro lugar.

A seguir é feito o Sprint Planning, que determina com base na competência do DevTeam, quantas funcionalidades poderão ser executadas no período de um Sprint. Os Sprints são como blocos de atividades com duração de duas a quatro semanas que agrupam as funcionalidades que serão implementadas do projeto.

O próximo passo seria realmente iniciar com o SprintExecution (execução do Sprint). Deve também ser feita uma reunião diária (Daily SCRUM) onde é discutido sobre o que foi feito, o que será feito e se algo está impedindo o desenvolvimento do projeto. Após o término de cada Sprint é feita uma análise de como está sendo o processo, e se há necessidade de aplicar alguma mudança (Sprint Review).

Ao final do período é feita uma análise para saber se é necessário a aplicação de alguma adaptação (Sprint Retrospective), também é verificado os pontos positivos e negativos anotados durante o Sprint. Após tudo isso é feita a entrega do software.

Como o SCRUM poder ser útil?

Todo o processo do Scrum pode parecer simples após se totalmente compreendido, assim todos poderemos utilizar sua forma de trabalhar para ter um maior rendimento em menos tempo, o que provavelmente não aconteceria apenas estabelecendo um prazo para entrega e durante esse período, receber algumas instruções. Bom, por esse e outros motivos acho que esse método ajudaria muito na organização, como também no planejamento do nosso projeto.

Links uteis

Acesse nosso canal no YouTube para visualizar outros vídeos sobre programação, como por exemplo Python, Java e Desenvolvimento de sistemas comerciais utilizando a linguagem C#.

Participe do nosso grupo de estudos no Facebook acessando o link https://www.facebook.com/group

Danilo Filitto

Danilo Filitto

Mestre em Ciência da Computação pela UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela UNOESTE.

Área do assinante

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 854 outros assinantes







Você gosta de jogar?