Hardware e Software

Melhor método para evitar o aquecimento do processador: Air-Cooler X Imersão no Óleo

Já pararam para pensar qual é a melhor técnica para se resfriar um microprocessador? Os alunos (Igor Xavier, Igor Chagas, Gabriel Gonçalves, Rafael Martinez) da turma 41 do Curso Técnico de Informática do Senac Presidente Prudente tiveram a ideia de verificar se o resfriamento por imersão no óleo é mais eficiente do que a técnica que utiliza o Air-Cooler.

Melhor método para evitar o aquecimento do processador: Air-Cooler X Imersão no Óleo

Para verificar qual é o melhor método de resfriamento, os alunos utilizaram como base o computador imerso em óleo construído pelos alunos Giovana Dos Santos Pessoa, Alexsander Lucas Da Silva, Paulo Kron, da turma 39 do curso técnico de informática de Senac Presidente Prudente.

O computador foi alterado tanto na parte estética, onde foi adicionado uma tampa, uma base de madeira, uma fita de LED, um espelho na parte inferior e um HD, quanto na parte lógica, substituindo o sistema operacional Ubuntu pelo sistema operacional Windows 10. Parte dessas alterações foram realizadas para possibilitar a realização dos testes de aquecimento no processador.

Desenvolvimento da Pesquisa

Em um primeiro momento, os alunos moveram os componentes do computador do recipiente (aquário) e o colocaram em um gabinete convencional para monitorar a temperatura do processador utilizando o sistema de resfriamento Air-Cooler.

Feito isso, passaram para o processo de manutenção do recipiente (aquário) e recolocação dos componentes do computador no mesmo.

Com o computador já submerso no óleo, efetuaram novamente o teste de temperatura para verificar o quanto o processador aquecia utilizando o sistema de resfriamento a base de óleo.

Para fazer com que o processador trabalha-se em um ritmo elevado, isto é, acima do normal, foi utilizado o software FurMark, programa que realiza testes de desempenho e estabilidade da placa de vídeo e do processador.

Para monitorar a temperatura do processador a todo instante, os alunos utilizaram o software RealTemp, software voltado para monitorar a temperatura do processador. Os testes realizados duraram um período de três horas.

O vídeo a seguir ilustra todo o processo realizado durante a pesquisa.

As imagens a seguir ilustram ilustram todo o processo realizado durante a pesquisa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 Resultado da Pesquisa

testecpu

Temperatura do processador em graus Celsius

A imagem ilustra o resultado dos testes efetuados no microcomputador para determinar qual é o melhor método de resfriamento, o Air-Cooler ou o resfriamento a óleo. Com base na imagem é possível verificar que o método de resfriamento a base de óleo se mostra mais eficaz do que o método de resfriamento baseado no Air-Cooler.

Empresas que colaboraram com o projeto

Acesse nosso canal no YouTube para visualizar outros vídeos sobre programação, como por exemplo Python, Java e Desenvolvimento de sistemas comerciais utilizando a linguagem C#.

Participe do nosso grupo de estudos no Facebook acessando o link https://www.facebook.com/groups/dfilitto/.

Danilo Filitto

Danilo Filitto

Mestre em Ciência da Computação pela UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela UNOESTE.

Adicione um comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Área do assinante

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 865 outros assinantes







Você gosta de jogar?

Assista essa série incrível e crie seu primeiro jogo utilizando o GDevelop