Como ativar a opção de 64 bit na virtualização de sistemas no VirtualBox

Como Virtualizar um sistema operacional - Como ativar a opção de 64 bit na virtualização de sistemas no VirtualBox

O post Como ativar a opção de 64 bit na virtualização de sistemas no VirtualBox têm como objetivo ajudar todas as pessoas que ao tentar criar uma máquina virtual do Windows x para processadores de 64 bits no Virtualbox não conseguiram, pois a opção não estava presente no painel de criação de máquinas virtuais.

Como ativar a opção de 64 bit na virtualização de sistemas no VirtualBox

Ao tentar criar uma máquina virtual do Windows 8 para processadores de 64 bits, percebi que a opção não estava presentes no VirtualBox.

Não Exibe 64bits

Em muitos casos o causador desse problema é o próprio sistema operacional, pois as versões 8 e 10 do Windows são acompanhadas do software de virtualização Hyper-V, o qual já vem ativo no sistema operacional.

Resolvendo o problema

Primeiramente vamos verificar se o  Hyper-V esta sendo carregado na inicialização do sistema utilizando o comando bcdedit no prompt de comando. Para que o comando funcione, você deverá abrir a tela de prompt de comando como administrador do sistema. Vejamos abaixo a lista de programas inicializados juntos com o Windows:

identificando o serviço

Como podemos notar, o Hypervisorlauchtype que corresponde ao servido do Hyper-V esta configurado para iniciar automaticamente na inicialização do sistema, para que o mesmo não interfira no funcionamento do VirtualBox devemos configurá-lo para não iniciar automaticamente.

Para isso, basta digitar o seguinte comando: bcdedit /set hypervisorlaunchtype off na tela de prompt de comando.

Esse comando desativa o carregamento automático do serviço Hypervisorlauchtype. Após executar esse comando, basta abrir novamente o VirtualBox e criar a sua máquina virtual, pois vocês verão que já será possível virtualizar máquinas de 64 bits.

Problema corrigido

 

Fonte: EstudantesDeTI

Super dica: Como Instalar o Windows 10

Acesse nosso canal no YouTube para visualizar outros vídeos sobre programação, como por exemplo Python, Java e Desenvolvimento de sistemas comerciais utilizando a linguagem C#.

Participe do nosso grupo de estudos no Facebook acessando o link https://www.facebook.com/groups/dfilitto/.