Hardware e Software

Automação residencial: Sistema de segurança e iluminação automática

Automação residencial: Sistema de segurança e iluminação automática

Os alunos Murilo Embersics Berlotti, Matias Emanuel, Priscila Braz e Francisco Alves da turma 41 do curso técnico de informática do Senac Presidente Prudente montaram o protótipo de um sistema de segurança e iluminação automática.

Automação residencial: Sistema de segurança e iluminação automática

O protótipo construído pelos alunos simula um sistema de segurança que é acionado no momento em que o sensor ultrassônico detecta  a presença de algo. Ao ser acionado o sistema dispara um alarme sonoro e aciona as luzes do ambiente simulada por leds. O projeto teve como objetivo colocar em pratica todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula e apresentar algumas das vantagens existentes na automação residencial.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Itens utilizados para a construção do protótipo

Buzzer: Componente eletrônico que é composto por 2 camadas de Metal e uma terceira camada interna de cristal Piezoeléctrico, este componente recebe uma fonte de energia e através dela emite uma frequência sonora.

LED: light emitting diode é um componente eletrônico cuja principal característica é a emissão de luz. O led é um tipo de diodo de junção PN que se diferencia dos demais diodos principalmente pelo fato de emitir luz.

Arduino modelo UNO: Arduino é uma plataforma de desenvolvimento composta pelo Hardware (Arduino uno, mega uno, duemilanove, etc) e uma IDE (ambiente de desenvolvimento integrado) aonde você pode escrever o seu código em linguagem C/C++ e a própria IDE fará todo o processo de compilação e transferência do código do seu PC para o Arduino.

 

Acesse nosso canal no YouTube para visualizar outros vídeos sobre programação, como por exemplo Python, Java e Desenvolvimento de sistemas comerciais utilizando a linguagem C#.

Participe do nosso grupo de estudos no Facebook acessando o link https://www.facebook.com/groups/dfilitto/.

Danilo Filitto

Danilo Filitto

Mestre em Ciência da Computação pela UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela UNOESTE.

Adicione um comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Área do assinante

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 865 outros assinantes







Você gosta de jogar?

Assista essa série incrível e crie seu primeiro jogo utilizando o GDevelop