Análise de SWOT

Análise de SWOT

Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é uma ferramenta/tecnica desenvolvida por Albert Humphrey para analisar cenários/ambientes, sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.

Características da Análise de SWOT

Em seu desenvolvimento a Análise SWOT divide-se em dois ambientes: o interno e o externo. O primeiro ambiente se refere basicamente a própria organização e conta com as forças e fraquezas que a mesma possui. Já o segundo ambiente refere-se às questões externas, ou seja, questões de força maior, que estão fora do controle da empresa. As forças e fraquezas são avaliadas a partir do momento atual da organização. Elas serão seus pontos fracos, recursos, experiências, conhecimentos e habilidades. As oportunidades e ameaças serão as previsões de futuro que estão ligadas direto ou indiretamente aos fatores externos. Segue abaixo uma análise detalhada de cada uma das características da Análise SWOT.

Forças: Está relacionado as vantagens que sua empresa possui em relação aos concorrentes. Podemos dizer que são as aptidões mais fortes de sua empresa. Para ajudar a defini-las, é possível fazer uso de algumas perguntas:

  • Quais as suas melhores atividades?
  • Quais seus melhores recursos?
  • Qual sua maior vantagem competitiva?
  • Qual o nível de engajamento dos clientes?
  • Como é a união da sua equipe?
  • Qual é a quantidade de ativos (imóveis, equipamento moderno, etc) da empresa?
  • A Localização da empresa é privilegiada?

São praticamente infinitas as forças que podem ser listadas em um negócio, mas é importante focar no que realmente faz diferença e, também, elementos que podem ser trabalhados em cima. Geralmente o principal aspecto analisado é a vantagem competitiva com relação à concorrência.

Fraquezas: As fraquezas são elementos internos que atrapalham ou prejudicam o negócio. De modo complementar às forças, são aquelas características dentro do seu controle, mas que não ajudam na realização da missão. Para ajudar a defini-las, é possível fazer uso de algumas perguntas:

  • Trabalha com produtos altamente perecíveis?
  • Trabalha com matéria prima escassa?
  • Possui equipe pouco qualificada?
  • A tecnologia utilizada na empresa é ultrapassada?
  • Como é o processo de entrega?

As fraquezas encontradas precisam ser examinadas e observadas de forma isolada, para que assim, seja possível nulificar os problemas que ocasionam. Se não for possível corrigir as fraquezas a curto prazo, o ideal é que sejam estudados métodos para minimizar seus efeitos ou tentar contorná-los de modo que se tornem forças relevantes para o negócio.

Oportunidades: As oportunidades são as situações externas à empresa que podem acontecer e afetar positivamente no negócio. Estes fenômenos normalmente estão fora do controle da empresa, mas existe uma chance deles acontecerem. Para ajudar a defini-las, é possível fazer uso de algumas perguntas:

  • Vai sair uma nova lei?
  • Pode surgir um novo curso?
  • Minha concorrente precisa de ajuda?
  • Terei acesso à uma nova tecnologia?
  • Algum produto complementar ao meu será lançado?

As oportunidades são muito perecidas com sonhos do tipo “se isso acontecer, vai ser muito bom.”. E, embora elas estejam fora do controle da empresa, deve-se haver uma preparação mínima para o caso dela ocorrer.

Ameaças: Por fim, as ameaças são situações externas à empresa que podem atrapalhar o negócio. Assim como as oportunidades, estão fora do controle da empresa, mas sabe-se que existe uma chance de acontecerem. Para ajudar a defini-las, é possível fazer uso de algumas perguntas:

  • Entrada de um concorrente internacional no mercado
  • Pirataria dos seus produtos
  • Mudança na legislação do seu setor
  • Escassez de mão de obra
  • Catástrofes naturais/guerras

As ameaças podem ser traduzidas pelos medos que existem por parte da gestão da empresa. Igualmente às oportunidades, deve-se pensar, mesmo que por alto, maneiras de mitigá-las.

Essa ferramenta da administração, auxilia a empresa em diversos aspectos, principalmente, na tomada de decisão. O SWOT consegue maximizar as oportunidades do ambiente através dos pontos fortes da empresa e ainda minimizar as ameaças e pontos fracos que a mesma possui.

Software para efetuar a análise de SWOT

O software foi desenvolvido pelos professores Hermilo e Murilo em uma planilha do Excel e tem como objetivo efetuar a análise e mapeamento do cenário analisado. Para utilizá-la, basta inserir os itens levantados em cada quadrante com seus pontos de relevância. Cada relevância possui uma pontuação que é utilizada para na criação da análise e mapeamento do cenário analisado, O software possui as seguintes categorias:

  • muito importante: Utiliza pontuação 6.
  • importante: Utiliza pontuação 3.
  • pouco importante: Utiliza pontuação 1.

Clique no Link para fazer download do software.

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Fontes