Desenvolvimento Java

Java – 3 Lista de exercícios café com leite

java

O post Java – 3 Lista de exercícios café com leite é destinado aos programadores que estão começando a programar utilizando a linguagem Java e precisam treinar.

Você aprenderá a criar programas que utilizam os seguintes recursos/comandos:

  • Constantes numéricas;
  • Constantes literais;
  • Variáveis
  • Entrada de dados
  • println;
  • print;

Java – 3 Lista de exercícios café com leite

1 Exercício: Crie um programa que efetue a leitura de um nome e exiba a mensagem “olá nome informado“.

package alomundo2;

import java.util.Scanner;

public class AloMundo2 {

    public static void main(String[] args) {
        String nome = ""; 
        Scanner LerTeclado = new Scanner(System.in);
        
        System.out.println("Programa de boas vindas!!!!!");
        System.out.print("Qual é o seu nome?: ");
        nome = LerTeclado.nextLine();
        System.out.println("Olá "+nome);
    }   
}

2 Exercício: Crie um programa que exiba a tabuada de um número informado pelo usuário.

package tabuada;

import java.util.Scanner;

public class Tabuada {           
    
    public static void main(String[] args) {
        int n = 0;
        String valorLido = "";  
        
        Scanner LerTeclado = new Scanner(System.in);
        
        System.out.println("Programa que exibe a tabuada de um numero");
        System.out.println("");
        System.out.print("Informe um número: ");
        valorLido = LerTeclado.nextLine();
        n = Integer.parseInt(valorLido);
        System.out.println(n+" x 1 = " + (n*1));
        System.out.println(n+" x 2 = " + (n*2));
        System.out.println(n+" x 3 = " + (n*3));
        System.out.println(n+" x 4 = " + (n*4));
        System.out.println(n+" x 5 = " + (n*5));
        System.out.println(n+" x 6 = " + (n*6));
        System.out.println(n+" x 7 = " + (n*7));
        System.out.println(n+" x 8 = " + (n*8));
        System.out.println(n+" x 9 = " + (n*9));
        System.out.println(n+" x 10 = " + (n*10));
    }
}

3 Exercício: Crie um programa que troque os valores que estão armazenados nas variáveis nome1 e nome2. A variável nome1 armazenara o valor “mestre do universo”. A variável nome2 receberá um valor informado pelo usuário. Altere os valores das variáveis e exiba a soma da variável nome1 com o valor da variável nome2.

package trocadevalores;

import java.util.Scanner;

public class Trocadevalores {

    public static void main(String[] args) {

        String nome1;
        String nome2;
        String aux;
        Scanner LerTeclado = new Scanner(System.in);
        nome1 = "é o mestre do universo";
        nome2 = "";
        System.out.println("Troca valores entre variaveis");
        System.out.print("Qual o seu nome?: ");
        nome2 = LerTeclado.nextLine();
        aux = nome2;
        nome2 = nome1;
        nome1 = aux;   
        System.out.println(nome1+nome2);
    } 
}

4 Exercício: Crie um programa que calcule a média de um aluno para a matéria de matemática. O aluno deve informar seu nome e as quatro notas da matéria.

package mediaaluno;
import java.util.Scanner;
public class MediaAluno {
    public static void main(String[] args) {  
        String nome = "";
        float n1 = 0; 
        float n2 = 0;
        float n3 = 0;
        float n4 = 0;
        double total = 0; 
        double media = 0;
        Scanner LerTeclado = new Scanner(System.in);
       
        System.out.println("Calcula a média de matemática");
        System.out.println("");
        System.out.print("Qual e o seu nome:");
        nome = LerTeclado.nextLine();
        
        System.out.print("Informe a 1 nota:");
        n1 = LerTeclado.nextFloat();
        
        System.out.print("Informe a 2 nota:");
        n2 = LerTeclado.nextFloat();
        
        System.out.print("Informe a 3 nota:");
        n3 = LerTeclado.nextFloat();
        
        System.out.print("Informe a 4 nota:");
        n4 = LerTeclado.nextFloat();
        
        total = n1+n2+n3+n4;
        media = total/4;
        System.out.println(nome+" a sua media é "+media);
    }
}

Dica

Acesse nosso canal no YouTube para visualizar outros vídeos sobre programação, como por exemplo Python, Java e Desenvolvimento de sistemas comerciais utilizando a linguagem C#. Participe do nosso grupo de estudos no Facebook acessando o link.

Danilo Filitto

Danilo Filitto

Mestre em Ciência da Computação pela UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela UNOESTE.

Área do assinante

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 916 outros assinantes







Você gosta de jogar?

Assista essa série incrível e crie seu primeiro jogo utilizando o GDevelop

%d blogueiros gostam disto: