Desenvolvimento Java

Exercícios em Java – Jogo de dados (Acerte o número seis)

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Quer aprender Java mas esta sem idéias. Então acompanhe a série de posts Exercícios em Java tem como objetivo demonstra uma série de exercícios em java para auxiliar todas as pessoas que estão aprendendo a linguagem.

Exercícios em Java – Jogo de dados (Acerte o número seis)

Enunciado: Implemente um projeto em java que tem como objetivo criar um game em que o jogador deverá jogar um dado dez vezes. Caso o mesmo acerte o número seis até a décima jogada exiba uma mensagem de parabéns para o jogador. Caso o jogador não consiga obter o número seis em suas jogadas exiba uma mensagem de consolo para o jogador.

Regras para implementar o projeto:

  • O projeto deve ser implementado em modo texto;
  • Deverá ser criado uma classe denominada Dado que representará o dado. A classe deverá possuir a propriedade número (permitir apenas valores entre 1 e 6), um construtor que inicio a propriedade número com o valor 1 e um método JogarDado que terá como objetivo simular o ato de jogar um dado (o valor obtido deverá ser armazenado na variável número.

Resposta do exercício

Classe dado

package pooexercicio1;
import java.util.Random;
public class Dado {
    private int numero;
    public Dado(){
        this.setNumero(1);
    }
    public int getNumero() {
        return numero;
    }
    public void setNumero(int numero) {
        if(numero > 0 && numero < 7){
            this.numero = numero;
        }else{
           this.numero = 1; 
        } 
    }
    public void JogarDado(){
        Random gerador = new Random();
        this.setNumero(gerador.nextInt(6)+1);
    } 
}

Programa Principal

package pooexercicio1;
import java.util.Scanner;
public class POOExercicio1 {
    public static void main(String[] args) {
        // TODO code application logic here
        Scanner userInputScanner = new Scanner(System.in);
        Dado dado = new Dado();
        int count = 0;
        boolean acertou = false;
        //n = Integer.parseInt(userInputScanner.nextLine());
        String entrada;
        
        System.out.println("Jogo do dado");
        System.out.print("Teste sua sorte e descubra em quantas jogadas você consegue tirar o número 6");
        System.out.println("O jogo termina quando você Tirar o número seis ou atingir 10 tentativas");
        while(count < 10 && acertou == false){
            System.out.println("Tentativa de número: "+count);
            System.out.print("Escreva 'jogar' para tentar: ");
            entrada = userInputScanner.nextLine();
            if("jogar".equalsIgnoreCase(entrada)){
                count++;
                dado.JogarDado();
                System.out.println("Você tirou: "+dado.getNumero());
                if (dado.getNumero() == 6){
                    acertou = true;
                }
            }          
        } 
        if (acertou == true){
            System.out.println("Parabens!!!! Você acertou em "+count+" jogadas");
        }else{
             System.out.println("Que pena!!!!! Tente novamente");
        }
    }  
}

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Danilo Filitto

Danilo Filitto

Mestre em Ciência da Computação pela UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela UNOESTE.

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