Desenvolvimento Java

Exercícios em Java – Jogo da adivinhação

java

Quer aprender Java mas esta sem idéias. Então acompanhe a série de posts Exercícios em Java tem como objetivo demonstra uma série de exercícios em java para auxiliar todas as pessoas que estão aprendendo a linguagem.

Exercícios em Java – Jogo da adivinhação

Enunciado: Implemente um projeto em java que tem como objetivo criar um game em que o jogador deverá adivinhar uma charada com base em uma dica. Caso o mesmo acerte deverá ser exibido uma mensagem de parabéns para o jogador. Caso o jogador deverá ser exibido uma mensagem de consolo para o jogador.

Regras para implementar o projeto:

  • O projeto deve ser implementado em modo texto;
  • Deverá ser criado uma classe denominada Charada que representará a charada. A classe deverá possuir a propriedade dica, a propriedade resposta e dois construtores. Um construtor que inicie as propriedades com um valor padrão (texto em branco) e um outro construtor para iniciar as propriedades com valores definidos pelo usuário.

Resposta do exercício

Classe Charada

package jogodacharada;
public class Charada {
    public Charada(){
        this.setDica("");
        this.setResposta("");
    }
    public Charada(String dica, String resposta){
         this.setDica(dica);
        this.setResposta(resposta);
    }   
    private String Dica;
    private String Resposta;
    public String getDica() {
        return Dica;
    }
    public void setDica(String Dica) {
        this.Dica = Dica;
    }
    public String getResposta() {
        return Resposta;
    }
    public void setResposta(String Resposta) {
        this.Resposta = Resposta;
    }
}

Programa principal

package jogodacharada;
import java.util.Scanner;
public class JogoDaCharada {
    public static void main(String[] args) {
        // TODO code application logic here
        Scanner userInputScanner = new Scanner(System.in);
        Charada charada = new Charada("Quanto menos luz mais eu apareço. Quem eu sou?","Escuridaescuridãoo");
        String entrada;       
        System.out.println("Jogo da adivinhação");
        System.out.println("Teste sua sorte e tente descobrir a resposta a essa incrível charada");
        System.out.println("Dica: "+charada.getDica());
        System.out.print("Resposta: ");
        entrada = userInputScanner.nextLine();
        if (entrada.equalsIgnoreCase(charada.getResposta())){
            System.out.println("Parabens!!!! Você acertou");
        }else{
             System.out.println("Que pena!!!!! A resposta correta é: "+charada.getResposta());
        }
    } 
}

Acesse nosso canal no YouTube para visualizar outros vídeos sobre programação, como por exemplo Python, Java e Desenvolvimento de sistemas comerciais utilizando a linguagem C#. Participe do nosso grupo de estudos no Facebook acessando o link.

Danilo Filitto

Sou Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela Universidade do Estado do Paraná – UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.
Atuo na área acadêmica como professor desde 2006. Além de professor sou desenvolvedor de jogos, palestrante e mantenedor dos sites dfilitto e Make Indie Games.

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 831 outros assinantes







Você gosta de jogar?