C# Desenvolvimento Java

Método de Busca Sequencial

busca sequencial

O post Método de Busca Sequencial tem como objetivo demonstrar o funcionamento do método de busca sequencial por meio de imagens e vídeo. O post também implementa o método de busca sequencial utilizando  linguagem Java e C#.

Método de Busca Sequencial

A busca sequencial é a técnica mais simples de realizar uma busca em uma lista de dados desordenados. Ela visa procurar o valor através de comparações sucessivas a partir do primeiro elemento (ou último) até que se encontre o valor desejado ou até que os elementos da estrutura se esgotem. Pode-se utilizar vetor, lista encadeada ou arquivo binário como estrutura de dados.

Código fonte em Java:

 
public static int buscaSequencial(int vet[], int tl, int valor){
int i=0;
while ((i<tl) && (vet[i]!=valor)){
i++;
}
if ((tl==0)||(i>=tl)) i = -1;
return i;
}

Código fonte em C#:

static int BuscaSequencial(int[] v, int tl, int valor)
{
int i = 0;
while (i < tl && v[i] != valor)
{
i++;
}
if (i >= tl)
{
i = -1;
}
return i;
}

Vídeo – Java:

Vídeo – C#:

Fluxograma do algoritmo

método de busca sequencial

Análise de complexidade

No melhor caso, o elemento a ser buscado é encontrado logo na primeira tentativa da busca. No pior caso, o elemento a ser buscado encontra-se na última posição e são feitas N comparações, sendo N o número total de elementos. No caso médio, o elemento é encontrado após (N+1)/2 comparações. O algoritmo de busca linear é um algoritmo O(n)

Acesse nosso canal no YouTube para visualizar outros vídeos sobre programação, como por exemplo Python, Java e Desenvolvimento de sistemas comerciais utilizando a linguagem C#.

Danilo Filitto

Sou Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela Universidade do Estado do Paraná – UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.
Atuo na área acadêmica como professor desde 2006. Além de professor sou desenvolvedor de jogos, palestrante e mantenedor dos sites dfilitto e Make Indie Games.

Adicione um comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 830 outros assinantes







Você gosta de jogar?