C# Desenvolvimento

Estrutura de dados – PILHA

Estrutura de dados - Pilha

O post Estrutura de dados – PILHA tem como objetivo conceituar e exemplificar a estrutura de dados do tipo pilha. Para exemplificar a estrutura de dados PILHA será implementado vários exercícios utilizando a linguagem C#. Porém, os conceitos abordados no artigo poderão ser utilizados facilmente em outras linguagens de programação como C, C++, Java e PHP.

Estrutura de dados

Estrutura de dados é o ramo da computação que estuda os diversos mecanismos de organização de dados para atender aos diferentes requisitos de processamento. As estruturas de dados definem a organização, métodos de acesso e opções de processamento para a informação manipulada pelo programa.

Estrutura de dados – PILHA

Uma pilha é uma estrutura de dados que admite remoção de elementos e inserção de novos objetos.  Mais especificamente, uma  pilha (= stack)  é uma estrutura sujeita à seguinte regra de operação:  sempre que houver uma remoção, o elemento removido é o que está na estrutura há menos tempo. Em outras palavras, o primeiro objeto a ser inserido na pilha é o último a ser removido. Essa política é conhecida pela sigla LIFO (= Last-In-First-Out).

01 – Representando a pilha de dados e implementando os métodos de empilhar e desempilhar

O vídeo demonstra como criar as variáveis necessárias para representar uma pilha e implementa os métodos Empilhar e Desempilhar em um aplicativo do tipo console Applications.

02 – Criando um programa em modo console para empilhar, desempilhar e exibir os dados da pilha

O vídeo demonstra como criar um programa em modo console que empilha, desempilha e mostra os dados armazenados.

 

Fonte: UNICAMP e USP.

Acesse nosso canal no YouTube para visualizar outros vídeos sobre programação, como por exemplo Python, Java e Desenvolvimento de sistemas comerciais utilizando a linguagem C#.

Participe do nosso grupo de estudos no Facebook acessando o link https://www.facebook.com/groups/dfilitto/.

Danilo Filitto

Danilo Filitto

Mestre em Ciência da Computação pela UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela UNOESTE.

Adicione um comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Área do assinante

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 856 outros assinantes







Você gosta de jogar?