C# Desenvolvimento

2000 dicas sobre WPF – 2 Dica: Graphics Rendering Tiers

2000 dicas sobre WPF

A série 2000 dicas sobre WPF têm como objetivo apresentar para o leitor tudo o que ele precisa saber sobre WPF em pequenas doses homeopáticas. A 2 dica aborda a performance gráfica das aplicações.

2000 dicas sobre WPF – 2 Dica: Graphics Rendering Tiers

As aplicações WPF examinam automaticamente as capacidades da placa gráfica em tempo de execução e atribuem um nível de renderização que determina qual tipo de renderização será utilizada pela placa gráfica.

  • Nível 0 – A placa de vídeo não possui aceleração de hardware, toda a renderização será feita usando software.
  • Nível 1 – A placa possui alguns recursos que podem utilizar aceleração de hardware, como por exemplo:
    • gradientes radiais;
    • cálculos de iluminação 3D;
    • renderização de texto;
    • anti-aliasing 3D;
  • Nível 2 – A maioria dos recursos irão utilizar a aceleração de hardware.

Para utilizar os recursos da placa de vídeo é necessário que o sistema possua suporte ao DirectX 9.0 ou superior.

Para você descobrir qual nível de renderização a sua placa de vídeo suporta escreva os seguintes comandos em seu programa.

int renTier = (RenderCapability.Tier >> 16);
MessageBox.Show(string.Format("Tier = {0}", renTier));

Para aprender mais sobre renderização e conhecer todos os recursos que são analisados em sua placa de vídeo para determinar o nível em que a mesma irá trabalhar, acesse o endereço: https://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms742196(v=vs.110).aspx

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Esta série foi baseada no material presente no site https://wpf.2000things.com.

Danilo Filitto

Danilo Filitto

Mestre em Ciência da Computação pela UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela UNOESTE.

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