Android Studio Desenvolvimento

Android: O que são Intents?

Android - modulo 1

O post Android: O que são Intents? explica o que é Intent e como iniciar uma activitie ou serviço, tudo isso para auxiliar quem esta começando no mundo da programação para Android.

Android: O que são Intents?

Componentes de aplicativos Android podem se conectar a outros aplicativos Android. Essa conexão é baseada em uma descrição de tarefa representada por um objeto Intent.

Intents são mensagens assíncronas que permitem que os componentes do aplicativo solicitem funcionalidades de outros componentes do Android. Intents permitem que você interaja com componentes dos mesmos aplicativos, bem como com componentes contribuídos por outros aplicativos. Por exemplo, uma atividade pode iniciar uma atividade externa para tirar uma foto.

As intenções são objetos do tipo android.content.Intent. Seu código pode enviá-los para o sistema Android, definindo os componentes que você está segmentando. Por exemplo, através do método startActivity () você pode definir que a intenção deve ser usada para iniciar uma atividade.

Uma intenção pode conter dados por meio de um Bundle. Esses dados podem ser usados ​​pelo componente de recebimento.

No Android, a reutilização de outros componentes de aplicativos é um conceito conhecido como tarefa. Um aplicativo pode acessar outros componentes do Android para realizar uma tarefa. Por exemplo, de um componente do seu aplicativo, você pode acionar outro componente no sistema Android, que gerencia fotos, mesmo que esse componente não faça parte do seu aplicativo. Neste componente, você seleciona uma foto e retorna à sua aplicação para usar a foto selecionada.

Tal fluxo de eventos é descrito no gráfico a seguir.

fluxo intent

 

Iniciando uma activitie ou serviço

Para iniciar uma atividade, use o método startActivity (intent). Este método é definido no objeto Contexto que a Activity estende.

intent

 

O código a seguir demonstra como você pode iniciar outra atividade por meio de uma intenção.

# Start the activity connect to the
# specified class
Intent i = new Intent(this, ActivityTwo.class);
startActivity(i);

As atividades que são iniciadas por outras atividades do Android são chamadas de subatividades. Esta redação facilita a descrição de qual atividade é destinada.

Para iniciar um serviço por meio de intenções, use a chamada do método startService (Intent).

Fonte: Vogel/a

Acesse nosso canal no YouTube para visualizar outros vídeos sobre programação, como por exemplo Python, Java e Desenvolvimento de sistemas comerciais utilizando a linguagem C#. Participe do nosso grupo de estudos no Facebook acessando o link.

Danilo Filitto

Danilo Filitto

Mestre em Ciência da Computação pela UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela UNOESTE.

Área do assinante

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 842 outros assinantes







Você gosta de jogar?